Escolhendo um Plano de Saúde: Enfermaria ou Apartamento?


A escolha do plano de saúde ideal passa por alguns fatores, sempre particulares a cada indivíduo, família ou empresa. Um deles é o tipo de acomodação em caso de internação.

Existem duas opções oferecidas pelas operadoras: enfermaria e apartamento. A seguir, vamos falar um pouco sobre as principais diferenças entre elas para te ajudar na sua decisão:

  1. Privacidade

Este primeiro ponto é justamente a principal diferença entre as duas opções. Enquanto que na enfermaria o espaço é compartilhado por alguns pacientes, o apartamento é exclusivo para apenas um. A mesma lógica se aplica ao banheiro, por exemplo. A questão da privacidade nos leva ao segundo ponto.

  1. Acompanhantes

O apartamento, por ser exclusivo, permite a presença de acompanhante independentemente do perfil do paciente, visto que isso não interfere na privacidade de outrem. Já na enfermaria, apenas pacientes menores de 18 anos ou maiores de 60 anos, portadores de necessidades especiais e gestantes no trabalho de parto e pós-parto. Vale ressaltar que de acordo com a ANS todos os planos de saúde são obrigados a cobrir as despesas dos acompanhantes desses grupos relacionados, caso o hospital disponha de serviços de alimentação para eles.

  1. Horário de visitação

Seja para pacientes com direito a acompanhante ou não, todos podem receber visitas. Essa condição inclusive é vista por especialistas como fundamental para ajudar nos processos de recuperação. Ocorre que aqueles que estão internados em apartamento gozam de uma flexibilidade maior dos horários de visitação, além de geralmente poderem receber mais de um visitante ao mesmo tempo. Já os horários de visitas a pacientes na enfermaria costumam ser menos flexíveis e com intervalos mais curtos, buscando resguardar a privacidade dos demais.

  1. Preço

Diante dos pontos abordados acima, torna-se quase desnecessário dizer que outra importante diferença entre os dois tipos de acomodação é o preço, sendo o apartamento significativamente mais caro que a enfermaria. O tamanho dessa diferença pode variar muito de operadora para operadora, mas em média gira em torno de 10% a 20%.

Qual tipo de acomodação escolher?

Como dissemos no início, o plano de saúde ideal sempre será peculiar a cada indivíduo, família e empresa. São muitos aspectos a serem considerados e falaremos deles em outros artigos. No que tange à acomodação, com base em tudo que foi exposto, deve-se fazer uma reflexão profunda sobre os possíveis participantes do plano a ser contratado e como lidariam com o contexto de internação. Ainda que ninguém queira ser internado, pensar nessa hipótese é importante para uma escolha correta.

Além disso, assim como toda grande decisão, é imprescindível fazer um bom planejamento financeiro para entender qual plano se adequa ao seu orçamento. Caso a opção com apartamento esteja de acordo com sua realidade financeira, sem dúvidas é recomendável.

É possível alterar o tipo de acomodação no plano de saúde?

Sim, a maioria das operadoras permite essa alteração, mas as condições para isso variam entre elas. Assim, é recomendável que entre em contato com a sua corretora para dirimir todas as dúvidas e ficar sempre tranquilo.

Se tiver qualquer dúvida ou deseja contratar o plano de saúde ideal, conte com a Brachmans!

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo dos seguros.

https://www.instagram.com/brachmansseguros/
https://www.facebook.com/BrachmansSeguros/

Conteúdos

plano de saúde; enfermaria; apartamento; acomodação; plano empresarial; plano familiar; preço plano de saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *