Escolhendo um Plano de Saúde: Inclusão Compulsória ou Opcional?


A escolha do plano de saúde ideal passa por alguns fatores, sempre particulares a cada indivíduo, família ou empresa. Um deles é a modalidade de inclusão.

As operadoras trabalham com duas opções: compulsória e opcional. A seguir, vamos falar um pouco sobre as principais diferenças entre elas para te ajudar na sua decisão.

É importante ressaltar que este tema se aplica apenas a planos de saúde empresariais, contratados através de um CNPJ, seja com perfil familiar ou de fato corporativo.

 

Nesse texto vamos falar de:

Plano Compulsório

Plano Opcional

Diferenças entre Plano Compulsório e Opcional: Flexibilidade e Preço

Qual opção escolher?

É possível alterar o tipo do plano?

 

Plano Compulsório

A modalidade de inclusão compulsória exige que 100% do grupo elegível faça parte do plano.

Mas, o que é “grupo elegível”?

Grupo elegível são todos os indivíduos aptos a serem beneficiários do plano contratado. Podem ser apenas os sócios, apenas os funcionários, somente um determinado nível hierárquico da empresa, todas essas opções e ainda incluir ou não seus respectivos dependentes. Tudo vai depender do escopo da contratação.

Por exemplo, caso o plano seja destinado apenas aos sócios da pessoa jurídica, 100% deles deverão ser incluídos. Se algum deles quiser incluir seus dependentes, todos deverão fazer o mesmo.

O mesmo se aplica aos funcionários. Se a empresa deseja oferecer esse benefício através dessa modalidade de inclusão, todo o quadro e os futuros contratados deverão fazer parte, a menos que o plano seja destinado a um subgrupo específico de colaboradores, com determinado CBO. Desse modo, estes formariam o grupo segurável.

E se alguns já tiverem seu próprio plano de saúde?

Essa é exatamente a única situação de exceção possível para os planos compulsórios. Indivíduos que possam comprovar que já possuem um plano ativo estarão desobrigados da inclusão compulsória. Caso posteriormente deixem de ter esse plano e queiram aderir ao plano empresarial, é possível fazer essa solicitação.

 

Plano Opcional

Ao contrário do compulsório, o opcional dá total flexibilidade tanto à empresa contratante como aos seus funcionários. Ela poderá escolher quais sócios ou colaboradores terão acesso ao plano e eles igualmente terão a liberdade de ingressar ou não, especialmente caso haja algum tipo de desconto em folha por esse benefício.

Além disso, alguns poderão optar por colocar dependentes no plano, possibilidade esta que é bastante valorizada por muitas famílias, se tornando um bom diferencial para atração e retenção de talentos.

 

Diferenças entre Plano Compulsório e Opcional: Flexibilidade e Preço

 

Como deve ter ficado claro com as explicações acima, a principal diferença entre essas duas opções é justamente a flexibilidade nas inclusões dos beneficiários. Consequentemente, isso traz reflexos significativos nos preços dos planos. Por ser menos flexível, a modalidade compulsória costuma ser de 10 a 20% mais barata que a opcional.

 

Qual opção escolher?

A escolha da melhor opção dependerá do escopo do plano desejado.

Se for um plano de caráter familiar, no qual um ou mais sócios desejam contratar apenas para si e seus dependentes, é natural que contratem o compulsório.

Caso a empresa deseje arcar integralmente com o benefício para seus funcionários, sem nenhum desconto relevante, também é muito comum que opte pela modalidade compulsória, visto em teoria não há motivos para que algum colaborador não queira ser incluído.

Entretanto, caso a empresa queira apenas disponibilizar a oportunidade aos seus funcionários e dependentes de terem um bom plano de saúde, ainda que arquem parcialmente com ele, a modalidade opcional faz mais sentido.

Vale lembrar ainda que uma única empresa pode contratar mais de um plano de saúde, atendendo a necessidades distintas de sócios e funcionários de diferentes níveis hierárquicos e realidades financeiras.

 

É possível alterar o tipo do plano?

Sim, a maioria das operadoras permite essa alteração, mas as condições para isso variam entre elas. Assim, é recomendável que entre em contato com a sua corretora para dirimir todas as dúvidas e ficar sempre tranquilo.

Se tiver qualquer dúvida ou deseja contratar o plano de saúde ideal, conte com a Brachmans!

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo dos seguros.

https://www.instagram.com/brachmansseguros/
https://www.facebook.com/BrachmansSeguros/

Conteúdos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *